quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os Varais de Lisboa








Metaforicamente, os varais de Lisboa trazem a representação humana que rompe os limites das paredes para se juntar ao contexto urbano. Em cada peça de roupa estendida, de uma forma bandeirada, fica configurado a identidade de cada morador. Por suas vestimentas, sua cor, seus escritos, seus tamanhos, podemos traçar uma ideia das pessoas que habitam cada moradia.
Ao mesmo tempo em que somos arremessados para esta ideia, conseguimos perceber a forma na qual cada um é colocado para fora de suas janelas, como que anunciar a forma organizada em que é feito. Somado a tudo isso, muitas ideias ficam abertas para o entendimento dos mesmos, bem como ao motivo que os leva para fora de seus limites habitacionais, como a falta de espaço, de luminosidade, de calor e ventilação.
O encontro entre o íntimo e o público da aos varais de Lisboa uma identidade única que, de forma representativa figurada, mostra a junção entre a necessidade e a arte.
Podemos considerar a arte nos varais de Lisboa, a partir do momento em que nosso olhar percebe o linear dos mesmos nas ruelas, como que a desenhar, ou pintar as fachadas velhas das casas fazendo uma simetria harmoniosa entre a arquitectura antiga e paredes gastas com o colorido das "vestias". Este efeito estético determinado, ressalva, também, a importância que os varais de Lisboa têm, como que a humanizar o passado. Quando referimo-nos à humanização do passado, implica-se também a perpetuação do mesmo, pois bem sabemos que os varais de Lisboa são seculares. Este choque de imagens entre as roupas modernas e as paredes antigas torna os varais de Lisboa uma ponte entre o passado e o contemporâneo.
A exposição dos Varais de Lisboa é o resultado expressivo de uma amostra do conjunto da liberdade do movimento, identidade, momento histórico e arte.
Um belo registro dessa cultura secular portuguesa está sendo feito por meio do blog http://varaisdelisboa.blogspot.com/, o qual vale a pena acessar para ver as maravilhas expostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário