quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Da Leitura à Oratória


O domínio da linguagem oral está ligado directamente à quantidade de recursos verbais que se possui, e uma das melhores formas de adquirir esses recursos é por meio da leitura, quanto maior for nosso vocabulário, mais fácil será nosso domínio linguístico.
A leitura proporciona-nos a expansão do imaginário, do intelecto e, consequentemente, dos recursos para persuadir, via palavra. Logo, não podemos pensar em persuadir caso não sejamos bons leitores. E ser bom leitor depende de você, por mais que não goste, comece aos poucos. Procure ler aquilo que lhe agrada, seja do género científico, romântico, poético, policial ou de terror. Enfim, o género não diz respeito, o que importa é que você comece a ler para criar o hábito. Uma vez com este hábito aperfeiçoado, procure ampliar seu género textual, chegará a um patamar em que ler passará a ser fundamental e, a partir daí, tudo será fácil.
Não esqueçamos: Cada palavra lida é oitenta por cento absorvida e essa dimensão alcançada, em cada palavra, vai fazer você mais confiante, pois agora tem como aliado um parceiro fundamental: o domínio linguístico por meio da leitura.
O hábito e a interpretação de textos, como livros, notícias, propagandas, panfletos, histórias em quadrinhos, mapas históricos e geográficos, possibilitam ao aluno obter informações do mundo e suas dimensões linguísticas e assim desenvolver a sua competência de leitor e escritor. Entretanto, para isso é preciso que o aluno compare e compreenda, não somente aquilo que o texto possibilita, mas também os recursos expressivos utilizados pelo autor e as várias interpretações que o texto proporciona, bem como a organização dos diferentes tipos de textos.
Lembramo-nos das palavras de William James, o mais destacado professor de Psicologia da Harvard, que escreveu seis frases que poderão ter um profundo efeito em sua vida, leitor, seis frases que são o “abre-te-sésamo” para a caverna do tesouro da coragem de Ali Babá:

Ø Em quase todos os assuntos, você será salvo pela sua paixão por eles;
Ø Se você tiver cuidado suficiente o resultado é certo;
Ø Se você desejar ser bom, será bom;
Ø Se você desejar ser rico, será rico;
Ø Se você desejar aprender, aprenderá;
Ø Somente, então, você, realmente, deverá desejar estas coisas, e desejá-las com exclusividade, e não desejar uma centena de outras coisas incompatíveis, com a mesma intensidade.
A hora é da palavra, o futuro exige o poder da palavra, da persuasão e essa mudança depende de você, somente de você!
Leia sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário