terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os Cuidados Com o Livro

Com o avanço da tecnologia, hoje podemos ter muitos livros virtuais, chamados e-books. Os e-books, como li certa vez, poderiam ser entendidos, fazendo uma comparação com o livro impresso, como e-mails e os livros convencionais, estes que somos acostumados a manusear, seriam as cartas escritas à mão. Da mesma forma que a tecnologia avança, ela, ainda, não é de livre acesso para todos os indivíduos, ainda mais nos países menos desenvolvidos onde a internet é um luxo de consumo.

O livro é um amigo inseparável, sempre vai ter seu espaço real em nossas vidas e que cabe em qualquer lugar. Podemos tê-lo no bolso, na bolsa, em uma grande estante ou em um pequeno espaço dentro de nossas casas. E por mais que o mundo virtual tome conta do mundo real, mesmo assim, precisaremos cuidar dos livros que temos.
Enquanto a tecnologia não chega, seguem algumas dicas importantes para o cuidado deste velho amigo que nos faz conhecer os mundos, culturas, pessoas, via leitura. E como qualquer amigo, o livro requer cuidados especiais que vão desde a sua exposição até o seu manuseio. Se temos um livro de uma tiragem mais antiga, este necessita de um cuidado maior ainda.

Exposição do livro:

• Nunca deixe o seu livro exposto às condições climáticas, como chuva, vento ou sol, porque o contato deles com essas variações deterioram suas folhas a ponto de ficarem totalmente desconfigurados;
• Se por ventura o seu livro foi molhado, a melhor maneira de tentar preservar suas folhas e o que está impresso nelas, é intercalar entre as folhas molhadas uma folha de papel branca e lisa para que a mesma sugue a umidade contida nas folhas do livro. Perceba que nunca mais você terá em mãos a mesma qualidade do livro que tinha, da mesma forma se a capa for molhada. E, por fim, nunca empilhe um livro sobre o outro para secar. Logo, o cuidado com a umidade deve ser redobrado. Um outro processo é o de congelamento do livro molhado, mas este processo requer um curso específico que ensina, de uma forma especial, como fazer e desfazer o congelamento, afinal não basta somente congelar, existe todo um método de descongelamento.
• Caso o livro tenha sido colocado em exposição ao sol, a capa, assim como as folhas envergará. O cuidado nesse caso deve ser ao contrário do livro molhado. Você deve empilhá-los, mas antes deve tentar conter a envergadura das folhas, podendo usar um clips pequeno, de preferência de plástico ou de madeira. Perceba que a cor das folhas expostas também mudarão, todavia com menos prejuízo do livro como ao que foi molhado.
• O vento, para além de fazer o manuseio das folhas de forma brutal, também enverga e muitas vezes acaba rasgando as folhas. Por isso, tenha cuidado ao deixar o seu livro ao vento, por mais que esse vento possa parecer fraco.
• Quando for guardar o seu livro, procure fazer sempre na posição vertical e caso o espaço seja maior que a quantidade de livros, faça que nas extremidades desta fila de livros esteja sempre algo mais pesado que vai fazer com que os livros sempre fiquem próximos. Caso não tenha algo para ficar em vertical, pode ser algo que fique em horizontal, mas que faça a aproximação do mesmo jeito. Uma forma bem comum que vimos sempre e que pode ser feita, é a colocação do livro maior de forma horizontal no final da fila de livros. Assim, ficam perto e sem o risco de cairem para os lados.


Manuseio do livro:

• Nunca pegue um livro aberto, a menos que seja por baixo, com uma mão segurando uma das laterais e com a outra mão a palma estendida por debaixo. Desta forma estará dando base de sustentação para as laterais do livro.
• Não dobre o seu livro para poder ler. Procure mantê-lo sempre em uma base fixa, ou se não tiver, segure-o com uma mão estendida por detrás ou entre os joelhos de forma a garantir uma leitura confortável.
• Troque sempre as suas páginas pela parte superior das folhas e nunca molhe os dedos para facilitar a passagem das folhas.
• Ao fechar o livro para pausa, procure sempre ter um marcador de páginas. Caso você não tenha um, faça-o. Um marcador de páginas simples de se fazer é com papel cartão. Corte-o em uma largura de cinco ou oito centímetros, com uma altura que passe um pouco o tamanho da folha do livro. Geralmente, os livros têm tamanho aproximado e um marcador poderá ser usado para diversos livros. Poderá ainda fazer um marcador mais charmoso, com fita. Basta prendê-lo entre a colagem da capa e do conteúdo impresso. Entretanto, caso você não domine esta prática, opte pelo mais simples, de papel cartão.
• Nunca coma ou beba em cima de um livro. Ao mínimo descuido o seu livro pode ficar sujo ou molhado.
• Caso você esteja lendo um livro e queira fazer anotações, procure fazer separadamente, desta forma não risca e se for emprestar ou doar, sempre terá o livro em bom estado.
• Se você quiser fazer a catalogação do seu livro, independente do tamanho da sua biblioteca, seria interessante sempre catalogar por temas. Com este tipo de rotulação você deixa todos agrupados no mesmo lugar, ficando mais fácil de ser lembrado. Caso necessite de um aperfeiçoamento em sua biblioteca, depois do tema catalogado, faça por autores. Ambas catalogações devem ser feitas por ordem alfabética, a fim de facilitar a procura.
• Por fim, digamos que você queira presentear alguém, mesmo que essa pessoa seja a mais íntima possível, nunca escreva na parte interna do livro como cansamos de ver. Em primeiro lugar, o livro não é seu, nunca foi e nunca será, afinal você comprou para dar de presente. Em segundo lugar, nada mais desagradável do que receber um livro já rabiscado e o pior ainda, esses rabiscos não foram escritos pelo próprio autor. Agora, se você for o autor do livro, nada mais justo que escreva, na primeira página, uma dedicatória para seu leitor.
Uma idéia correlacional que gosto muito de fazer com meus alunos e lembrada, é a idéia de você se colocar no lugar do livro. Imaginamos que você é aquele livro, logo o tratamento para com ele será diferente.

Pense nisto, o Livro agradece,
Boa leitura e conservação !
** Ilustração de la lectrice ("A leitora"), óleo de Jean-Honoré Fragonard, 1770–1772.

Um comentário:

  1. Oi Gislaine suas dicas para a conservação dos livros são ótimas; no meu caso preciso apenas tomar coragem para colocá-las em ação, pois neste sentido as vezes a preguiça fala mais alto, e quem sofre são meus livros que tanto gosto.

    Abraços Marco

    ResponderExcluir