quarta-feira, 24 de junho de 2009

PROJETO LIVRO ABERTO


A utópica idéia de mudar o mundo, por meio da leitura, não pode ser concretizada se não começar por um número pequeno de participantes, entretanto, seletos, pois estão em formação humana dentro do ciclo da vida. E esse número reduzido de participantes deverá ser incentivado a começar no seu espaço físico alcançável, numa projeção futura para o mundo e, no mínimo com resultados para seu mundo, que conseqüentemente agirá sobre os demais. E assim, sucessivamente, a engrenagem de mudança começar a “andar”. Uma ação comunitária benéfica para todos.
O entendimento do que a mudança proporciona na formação do indivíduo, por meio da leitura, com a soma do tentar é nossa força maior.
Contar histórias, descrever seres, sons e ambientes, expressar emoções e expor idéias e opiniões, são necessidades comuns a todos nós. Por isso, o homem criou a linguagem, representação do pensamento por meio de sinais, que permite a comunicação.
O Projeto “Livro Aberto promove o desenvolvimento global do educando, sem deixar de respeitar suas potencialidades, tendo como objetivo principal, a construção da linguagem, além de proporcionar ao educando a capacitação que permita sua participação, enquanto cidadão, nas diversas atividades exigidas pela vida moderna, ou seja, prepará-lo para o exercício da cidadania consciente e democrática.
Com a leitura, o indivíduo insere-se na sociedade por meio do diálogo realizado entre a realidade do leitor e do escritor. E é esse percurso de raciocínio realizado pelo leitor, que nos interessa. Seus questionamentos e entendimentos são únicos e autênticos, fornecendo uma nova necessidade: do pleno domínio da leitura e escritas padrões, da expressabilidade oral e gráfica, bem como a organização de idéias, de argumentação e socialização de seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário