segunda-feira, 29 de março de 2010

PLA - Projeto Livro Aberto
Em Portugal

**
O Projecto Livro Aberto (PLA) foi criado e desenvolvido a partir do ano 2000, fundamentado na idéia de que mudar o mundo, por meio da leitura, poderá começar mesmo com um pequeno número de participantes. E esses participantes poderão ser incentivados a começarem no seu próprio contexto físico, social e /ou educativo, numa projeção futura para o mundo, esperando-se alguns efeitos em cadeia, quer para o próprio, quer para aqueles que, de alguma forma com ele convivem. Afinal, contar histórias, descrever seres, sons e ambientes, expressar emoções e expor idéias e opiniões são necessidades comuns a todos nós. Por isso, o homem criou a linguagem, a representação do pensamento por meio de sinais, permitindo a comunicação.

Entre muitas das práticas, o Projecto Livro Aberto promove o desenvolvimento global do educando de uma forma lúdica livre, sem deixar de respeitar suas potencialidades, tendo como objetivo principal proporcionar ao educando a capacitação que permita sua participação, enquanto cidadão, nas diversas atividades exigidas pela vida moderna, ou seja, prepará-lo para o exercício da cidadania consciente e democrática, bem como o desenvolvimento da sua construção lingüística. Vale ressaltar que a forma lúdica de ensinar vem ao encontro da liberdade nata que o aluno tem em aprender e que corresponde não a um espaço único de aprendizagem, mas que faz de todos os espaços um encontro entre a pessoa que aprende ( e se desenvolve) e aquilo que pode ser aprendido.

A ideia de uma escola que estimula e desenvolve o prazer da leitura é uma ideia viável, oportuna e bastante exeqüível que nasceu da constatação, como professora, de quanto a formação escolar vem, ao longo dos anos, negligenciando a formação de leitores.

Esta ideia já foi aplicada no Brasil, conforme poderá/deverá ser testado em novos horizontes.

Em Portugal, nossos investidores principais são as Câmaras Municipais interessadas em implantarem o Projeto para as suas escolas, além das oficinas particulares que disponibilizamos para públicos distintos.


**Ilustração de Contes de ma Mère l'Oye por Gustave Doré

Nenhum comentário:

Postar um comentário