segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

REAPN - Uma Atitude Louvável


A REAPN é uma Ong e com sede em Bruxelas que tem sua representação em cada estado membro da União Européia.
Atuante no Estado Português desde 1991, a Rede Européia Anti Pobreza (REAPN) surge com a preocupação da Comissão Europeia (Direção Geral dos Assuntos Sociais) perante o aumento dos fenómenos da pobreza e da exclusão social na Europa. "Em 1985 viviam nos doze países da Comunidade cerca de 44 milhões de pessoas abaixo do nível considerado como limiar da pobreza, número que em 1990 passou para 53 milhões” (Relatório da Comissão).
Entre os muitos objetivos que a REAPN possui, encontram-se os norteadores deste projeto de inclusão social:

“Promover acções que aumentem a eficácia dos programas de luta contra a pobreza e a exclusão social e incentivar acções inovadoras neste campo;
Estabelecer/dinamizar uma interacção (rede) entre as instituições, grupos e pessoas que trabalham no terreno da luta contra a pobreza e a exclusão social;
Colaborar na concepção/definição de programas de acção e políticas sociais;
Garantir a função de "grupo de pressão" para os menos favorecidos;
Promover junto das pessoas ou grupos que se encontram em situação de pobreza/exclusão, por um lado, e junto dos agentes de intervenção (profissionais, trabalhadores sociais, dirigentes de instituições particulares de solidariedade social), por outro, a integração social e a organização de serviços e outras actividades que visem principalmente o desenvolvimento cultural, económico, moral e físico das pessoas que se encontram em situação de pobreza/exclusão”.

Uma atitude no mínimo louvável que também chega dentro das salas de aula, diante da percepção sensível de considerar que o estudante, seja ele português ou não, também está grafado dentro do quadro da exclusão social. E uma forma de combater esta exclusão, em sala de aula, está em um projeto elaborado por eles que é um guião a toda comunidade educativa.
Entendo também que este grandioso projeto deveria ser lido, entendido e executado por todos os continentes de forma adaptada cada um às suas necessidades, afinal a idéia é de grande serventia humanitária.
Dentro do projeto, Guião para os Professores, não somente encontramos conceitos e definições do tipo: pobreza, exclusão social, bem como se trabalhar em sala de aula com estes conceitos e percepções para tentar amenizar e combater a exclusão social.
Vou disponibilizar o site da REAPN, com o pdf, que está para todos terem acesso e no mínimo seguirem esta atitude tão grande e de inclusão social.
http://www.reapn.org/publicacoes_visualizar.php?ID=150

Nenhum comentário:

Postar um comentário