terça-feira, 22 de novembro de 2011

Criar/Resgatar a disposição à Leitura



CRIA







LITER



DE

AÇÃO


ATURA




AULA


Quando me refiro a criação/resgate a disposição à leitura, essa ideia vem ao entendimento de que a formação de leitores dá-se ao longo da vida do sujeito e não em um momento específico de doze anos escolar. Todavia, acredito que esses doze anos podem firmar essa formação de leitores, justamente, pelas diversas possibilidade e métodos criativos de aprendizagem ao prazer textual.


Entretanto, não é isso que vem acontecendo, na grande maioria, ao ensinamento da disciplina de Literatura, uma vez que a escola cada vez mais não forma/agrega um número maior de leitores.


Mas, será que este sério fator de transformar a aula de Literatura em um momento desmotivador à leitura (ao próprio conteúdo que precisa ser ministrado) tem a ver com a perspectiva educativa dos professores dentro do ensino da Literatura ou será que estamos diante de uma geração de jovens totalmente desmotivados por natureza? A segunda hipótese parece-me cair por terra quando percebo que estes jovens estão ligados ao mundo que os interessa e que quando incentivados conseguem responder a qualquer estímulo, desde que este incentivo corresponda às suas expectativas e consequentemente tenha uma ligação a sua vida. Esta afirmação vem ao encontro da certeza de que todo aluno, em lato sensu, tem uma pré-disposição natus em aprender para um stricto sensu.


Certamente, que não preciso tecer a respeito da importância da arte (nesse caso da arte da escrita/Literatura) para a formação social do indivíduo e todos seus benefícios, mas a sensação que tenho é que o sistema educacional, centrado na escola, não tem interesses em formar leitores via o próprio conteúdo literário que precisa ser ministrado. Ainda, a sensação que tenho é que o sistema educacional anda no sentido contrário as expectativas dos nossos alunos, com métodos dos séculos XIX e XX para ensinar alunos do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário