Alguns intervenientes que considero importantes entre a Educação e a Literatura
Abaixo apresento as principais ideias:
ESCOLA
• Considerar a Literatura como arte e ponderar a abstração contida nesta criação artística torna-se fulcral para se perceber que não estamos ensinando um conteúdo lógico que segue regras, cálculos e que se apresenta com resultados exatos;
• O envolvimento escolar pode propiciar a motivação e impulsionar o aluno leitor escolar (LAE) a partir do leitor (LIA) que esse indivíduo já é;
• E-ducar para um conteúdo literário desenha-se como um caminho que deve ser percorrido de forma exploratória e facilitadora das habilidades de leitura deste aluno. Possibilitando, assim, a que este aluno faça uma (re) leitura própria da obra com significados para o seu desenvolvimento social;
• A formação de leitores é para o conteúdo Literário e não para entender os géneros textuais ou a gramática, como ocorre na prática do ensino da Língua Portuguesa.
PROFESSOR
• Perceber o que constitui o aluno dentro da sua realidade é uma atitude de suma importância para se tentar aproximar o aluno dos textos que precisam ser estudados;
• A intervenção diferenciada propriciadora de um ambiente exploratório da multiplicidade literária;
• A “ponte” para se chegar à formação de leitores passa pela intermediação do professor que faz a aproximação entre o leitor e o autor;
• A envolvência é fundamental para despertar a aprendizagem;
• A aprendizagem tem sentido à medida que desenvolve o aluno.
LITERATURA
• A Literatura é arte e como tal deve ser ensinada;
• A Literatura é um campo múltiplo de entendimentos que variam desde a sua confecção até a sua leitura e interpretação;
• O texto literário é um atrativo para despertar a pré-disposição;
• O texto literário propicia a disposição à leitura prazerosa.
_____________________________________________________________
Fonte Bibliográfica:
- Material disponível na íntegra em:
Becker, Gislaine (2012). Das Práticas Marginais às Obras Literárias - Regatar/Criar a disposição de ler.
_____________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário