Segundo o PNL, há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola.
Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.
Algumas dicas são importantes, observe:
O que a criança faz com livros:
- Observa os livros e estica-se para os agarrar;
- Leva os livros à boca;
- Vira as páginas com a ajuda dos adultos;
- Tem interesse por imagens e caras de pessoas;
- Reage às imagens e à voz dos adultos com sons e gestos.
O que os pais devem fazer:
- Sentar a criança confortavelmente mostrar-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc;
- Repetir o nome de cada coisa para ajudar a criança a ligar o som das palavras ao significado;
- Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afectivos;
- Ajudar a criança a virar as páginas;
- Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para continuar ou parar;
- Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.
Livros mais adequados:
- Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objectos familiares;
- De cartão grosso, de pano ou plastificados;
- Com páginas fáceis de virar;
- Resistentes e laváveis;
- Macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos;
- Interactivos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário