quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Educação em Portugal
Breve Histórico



Do término do final do século XIX ao início do século XX, Portugal desponta para uma busca cultural expressiva, especialmente no que diz respeito às questões direcionadas à educação e à formação dos portugueses.

Partindo da ideia de que a escola era a "ponte" ao desenvolvimento dos cidadãos, avança-se no sentido de desenvolver homens e mulheres mais cultos, conscientes das suas participações, tanto na vida social, bem como terem uma desenvoltura à política do país. Neste linear trava-se uma luta contra o analfabetismo.
A ideia de ter homens cultos, alfabetizados norteava a construção de um novo país que regeneraria a economia e, consequentemente, estruturaria a sociedade no todo. Emergia assim, uma força nos discursos progressistas que alavancavam alusões de um país futurista.

Logo, emerge, também, a preocupação mais centralizada na formação de docentes para o ensino primário, no entanto, a importância de se capacitar os professores foi crescente, culminando em reestruturação também do ensino normal que ocorrera entre 1862 e 1930.

Essa cadeia evolutiva da história da educação não passou despercebida, ao contrário, passou a apresentar-se nos programas educacionais, facilmente observada nos manuais pedagógicos que passaram a ser utilizados nas escolas normais, e foram evoluindo gradativamente até chegar a uma estrutura disciplinar autônoma.

Em 1919, consagra-se a história da educação com a estrutura que desenvolveu, com a criação de duas cadeiras, quais sejam, “Pedagogia Geral e História da Educação” e “História da Instrução Popular em Portugal”, momento em que tal disciplina assumia importância e significância nas escolas de formação de docentes.

Essa fase da história da educação, absolutamente importante gerou um arcabouço documental, uma vez que toda a evolução foi amplamente registrada em manuais de pedagogia e de história da educação que foram desenvolvidos e publicados à época. Esses manuais enveredam os leitores a um mundo de idéias pedagógicas, temas, e histórias de importantes educadores assim como toda a criação e evolução estrutural da formação de professores. Da mesma forma que apresentam a idéia da reflexão evolutiva desenvolvida no ensino normal.

Numa trajetória contínua de ideais progressistas, o ensino da disciplina “história da educação”, exibiu que, a evolução da humanidade se media pela evolução da educação. A figura do professor passou a ser dignificada, não se tratava o mestre como um profissional, mas como um missionário com aspecto republicano e positivista.

Registrando a dimensão nacional da importância da educação e sua história no país, os manuais de “história da Instrução Popular em Portugal” de “Pélico Filho” (1923), deram maior publicidade à história com relação às idéias e desenvolvimento da educação popular, seja na esfera publica ou no âmbito particular.

Os manuais de educação não se resumiam apenas em fatos e idéias, eles registravam todo o processo que envolvia a evolução educacional, desde dispor sobre os utensílios pedagógicos, materializados em objetos fabricados para uso educacional, até documentos múltiplos que serviam de suporte.
Enfim, toda a estrutura criada reflete a realidade que se vivenciava à época dos fatos, evidenciando de forma definitiva as influências históricas da evolução educacional disciplinar, a fim de se perceber o significado da História da Educação, na solidificação do sistema de formação de docentes em Portugal.